terça-feira, 6 de maio de 2008

PROJETO AFRODESCENDENTES



Justificativa:

“Não é possível colocar dois homens na mesma corrida tendo um deles ficado acorrentado durante séculos, dar a largada e acreditar que ambos tenham as mesmas chances de vencer a prova”.

Uma nova forma de se trabalhar a questão do negro em sala de aula começa a ser discutida: um novo enfoque é dado à discussão e torna-se necessário aprofundarmos e reavaliarmos certos conceitos disseminados durante anos em nossas escolas.

A temática do afrodescendente diz respeito ao conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais do negro no território nacional e à crítica às relações discriminatórias e excludentes.

Historicamente, encontram-se dificuldades para se trabalhar com a temática. Na escola ocorrem, certas vezes, manifestações d racismo e discriminação ainda que de maneira involuntária e inconsciente.

Com a Constituição Federal de 1988 conquistou-se a culminância da discriminação racial como crime. Mais recentemente, o Ministério da Educação implementou um conjunto de medidas com o objetivo de eliminar discriminações, corrigir injustiças e promover a cidadania e a inclusão social: as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Sabemos que somente com a legislação não é suficiente. Para quebrarmos o estereotipo construído durante séculos sobre o negro, cabe-nos enquanto escola, o aprofundamento e esclarecimento da questão do negro no Brasil e sua importância na construção do país.
“(...) Para construir uma sociedade justa, livre e fraterna, o processo educacional terá de tratar do campo ético, de como se desenvolvem no cotidiano atitudes e valores voltados para a formação de novos comportamentos, novos vínculos em relação àqueles que historicamente foram alvo de injustiças.” (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1998)

Reconhecer a complexidade que envolve a problemática social, cultural e ética é fundamental, cabendo principalmente à escola esse processo, pois nela a criança convive com a diversidade e aprende com ela.

Neste sentido, tornou-se fundamental a elaboração deste projeto que está envolvendo várias disciplinas e séries com o compromisso de um novo olhar da escola sobre o tema construindo um trabalho multidisciplinar.


Objetivo Geral:

- Conhecer o contexto histórico do afrodescendente no Brasil articulando passado, presente e futuro com a valorização da identidade, história e cultura dos mesmos.

Objetivos Específicos:

- Situar os alunos quanto a suas diferenças sociais, culturais, econômicas e étnicas;
-Construir práticas educativas culturais que possibilitem aos alunos o desenvolvimento de atitudes positivas de respeito às diferenças;
- Refletir sobre o papel do negro na mídia e na sociedade;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural do país, evitando-se a discriminação baseada e diferenças culturais, de classe e etnia;
- Promover atividades de construção do conhecimento histórico, geográfico e cultural que auxiliem na construção da cidadania;
- Ampliar o acesso a informações sobre a diversidade da nação brasileira e recriação da identidade.




Conteúdos e atividades a serem desenvolvidas de maneira interdisciplinar

- Estudo dos conceitos: raça, cor, etnia, diversidade, racismo, preconceito e discriminação:
- Contribuições do negro no Brasil e no estado no campo da saúde, educação, alimentação e cultura;
- Discutir – através de análises de jornais, revistas e televisão – qual o papel do negro;
- Estudo da história da África;
- Conhecer a origem e a formação do povo brasileiro;
- Discussão da Declaração direitos humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente;
- Produção de textos coletivos após discussões;
- Comparação, registro e reflexão do número de índios, negros e brancos na época colonial e atualmente;
- Estudo das estatísticas relativas à situação do negro no Brasil, com a construção de gráficos e tabelas;
- Traçado do caminho marítimo percorrido pelos escravos na trajetória África-Brasil;
- Mapeamento dos quilombos e tribos remanescentes dos quilombos no Brasil;
- Estudo do descobrimento do Brasil;
- Estudo da formação étnica do povo brasileiro e a contribuição de cada raça nos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais;
- Estudos da situação da exclusão no negro.
- Reflexão acerca das condições em que vive o povo brasileiro;
- Contribuição do negro nas artes plásticas e na música;
- Estudo da visão do negro em relação à vida, natureza, trabalho e religião.



Período de realização: Maio a novembro de 2006, culminando com o Dia da Consciência Negra e com a Feira Escolar.

Envolvidos: Quarta série do Ensino Fundamental.

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE A TEMÁTICA
AFRODESCENDENTE

Para desenvolvermos as atividades propostas, procuramos utilizar metodologias que estivessem em consonância com as finalidades do projeto, de forma ativa, participativa e com diferentes linguagens.
As atividades abaixo foram realizadas com as quartas séries do ensino fundamental, de maio a novembro de 2006:
- Pesquisas, leituras, seminários e debate.
-Observações em mapas sobre a chegada dos escravos.
-Acrósticos.
-Painéis.
-Cruzadinhas.
-Caça-palavras.
-Estudos de gráficos e textos relacionados com a chegada dos afrodescendentes e vida que levavam no nosso país e no estado.
- A herança cultural, costumes e tradições herdadas desse povo, bem como suas influências em nossa cultura também foram destacadas.
- Estudo sobre quem são os afrodescentes que vivem em nosso estado e as atividades que desempenham.
- Estudo do poema navio negreiro, com produção de painel representando a travessia dos escravos e sua chegada no Brasil.
- Debates com reportagens de jornais e revistas.

A feira escolar realizada no dia 25 de novembro de 2006 foi à culminância das atividades através da exposição dos trabalhos.

Os alunos demonstraram grande interesse pelo tema, participando ativamente dos debates e da realização das atividades propostas. Suas produções revelaram um alunado consciente, participativo e interessado em questões que fazem parte de seu dia-a-dia.






Referências Bibliográficas

BRASIL. MEC Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentando os temas transversais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação da Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2005.

CANDAN, Vera M. (coord.). Somos todos iguais: escola discriminação e educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: DPZA, 2003.

MARQUES, Francisco. Ilê Aiê: um diário imaginário. Belo Horizonte: Formato, 1994.





PROJETO CULTURA
Diversidade cultural

Introdução

A temática da diversidade cultural diz respeito ao conhecimento e a valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional. Esse tema propõe uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira e compreender suas relações oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-lo como expressão de dignidade intrínseca.

As culturas são produzidas pelos grupos sociais ao longo das suas histórias, nas suas relações com o meio e com outros grupos. A diferença entre culturas é fruto da singularidade desses processos em cada grupo social.

As produções culturais não ocorrem fora de relações de poder: são construídas e marcadas por ele, envolvendo um permanente processo de reformulação e resistência.
Reelaborar as culturas de origem, constituindo algo intangível que se tem chamado de brasilidade, que permite a cada um reconhecer-se como brasileiro.

O que se almeja com o projeto de diversidade cultural não é a divisão ou o esquadrinhamento da sociedade em grupos culturais fechados, mas o enriquecimento propiciado a cada um e a todos pela pluralidade de formas de vida, pelo convívio e pelas opções pessoais.


Justificativa

Mesmo em regiões onde não se apresente uma diversidade cultural tão acentuada, o conhecimento dessa característica plural do Brasil é extremamente relevante. Ao permitir o conhecimento mútuo entre regiões, grupos e indivíduos, ele forma o aluno para a responsabilidade social de cidadão.


Reconhecer essa complexidade que envolve as problemáticas sociais, culturais e étnicas é o primeiro passo. A escola tem um papel fundamental a desempenhar nesse processo. Em primeiro lugar, porque é um espaço em que pode se dar a convivência entre estudantes de diferentes daqueles que cada um conhece, com visões de mundo diversas daquela que compartilha em família. Nesse contexto, ao analisar os fatos e as relações entre eles, a presença do passado no presente, no que se refere às diversas fontes de que se alimenta a identidade – ou as identidades, seria melhor dizer - é imprescindível esse recurso ao outro, a valorização da alteridade como elemento constitutivo do eu, com a qual experimentamos melhor quem somos e quem podemos ser. Em segundo, porque é um dos lugares onde são ensinadas as regras do espaço público para o convívio democrático com a diferença. Em terceiro lugar, porque a escola apresenta à criança conhecimentos sistematizados sobre o país e o mundo, e aí a realidade plural de um país como o Brasil fornece subsídios para debates e discussões em torno de questões sociais. (PCN, p. 123 ANO)

A criança e o adolescente convivem com a diversidade e poderá aprender com a diversidade e poderá aprender com ela. Singularidades presentes nas características de cultura, de etnias, de regiões, de famílias, são de fato percebidas com mais clareza quando colocadas junto a outras. A percepção de cada um, individualmente, elabora-se com maior precisão graças ao outro, que se coloca como limite e possibilidade.

A diversidade marca a vida social brasileira. Diferentes características regionais e manifestações de cosmologias ordenam de maneira diferenciadas a apreensão do mundo, a organização social nos grupos e regiões, os modos de relação com a natureza, a vivencia do sagrado e do profano. O campo e a cidade propiciam às suas populações vivências e respostas cultuais diversas, que implicam ritmos de vida, ensinamentos de valores e formas de solidariedade distintas. Os processos migratórios colocam em contato grupos sociais com diferenças de fala, de costumes, de valores, de projetos de vida.

Freqüentemente, porém, esse processo complexo presente na vida brasileira é ignorado e/ou descaracterizado. Na escola, onde a diversidade está presente diretamente naqueles que constituem a comunidade, essa presença tem sido ignorada, silenciada ou minimizada. São múltiplas as origens da omissão com relação à diversidade cultural.

Analisamos que estamos no limiar de uma nova era, e que cada vez mais o conhecimento deve tender a globalização e neste sentido, observamos a educação frente ao seu principal papel o de ensinar e aprender, fazer relações críticas entre os diversos fenômenos, correntes e épocas, compreendendo a influência da cultura vivida nos seguintes aspectos sócio econômicos culturais de forma interdisciplinar da EEB Antônio Morandini.

Iremos trabalhar com as culturas e etnias que ajudaram a formar nosso estado e que sem dúvida trouxeram valiosas contribuições para Santa Catarina.

Objetivo geral:
- Conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, valorizando as diversas culturas presentes em Santa Catarina, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade cultivando a atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem.

Objetivos Específicos:

- Levar o aluno a associar suas relações sociais e espaciais com o objetivo de conhecimento. Procurando através de atividades ligar os temas estudados, as questões do dia a dia e a participação em sociedade, nos colocando como agentes do processo histórico e do dinamismo das relações sociais e espaciais aliadas ao compromisso com o desenvolvimento sustentável e os problemas ambientais.
- Despertar no educando a importância de aprender e raciocinar historicamente os acontecimentos de outras épocas com o mundo atual, analisando a influência cultural na maneira de pensar dos sujeitos.
- Expressar e comunicar-se com a arte de forma pessoal e coletiva, articulando a percepção, a imaginação e a sensibilidade nas diversas linguagens artísticas, percebendo a importância da cultura, a qual varia no tempo histórico onde está inserida.
- Desenvolver a crítica sócio histórica a partir das dificuldades da filosofia, na concepção do mundo cosmológico e do conhecimento epistemológico do homem antropológico, da sociedade e ampliar o entendimento do mundo com autonomia e criticidade, por meio do conhecimento filosófico e sociológico.

Metodologia

- textos e análises
- música e dança
- pesquisas
- entrevistas
- análises de obras
- trabalho de campo (CTG’S, coral italiano, grupos folclóricos)
- debates
- filmes, documentários:
- italianos - O Quatrilho
- africanos – O poder de um jovem
- alemães - Fritz Braun
- Índios - A conquista do paraíso 1492
- açorianos - Carlota Joaquina
- caboclo - documentário
- filme - colonização do oeste
- austríacos

Desenvolvimento

Cada disciplina estará desenvolvendo atividades na sua área (conteúdo específico) de acordo com a série e a etnia proposta.
Índios
Açorianos
Italianos
Gaúcho
Alemães
Africanos

Geografia

Maquetes do território de SC, formação geográfica, vegetação, população, mudanças de território, degradação, localização de cada etnia.

Biologia, ciências, química

Alimentação saudável, propriedades dos alimentos, remédios, questão racial.

Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso

Sociedades em que viviam, como vivem hoje, marginalização, grupos étnicos, as crenças, conceitos filosóficos da sociedade em que viviam.

História

Como vieram, e porque vieram, quais as etnias que vieram para cá, como vivem hoje, o poder, a política.

Artes

Danças típicas, folclore, música, obras e artistas que retrataram imigrantes, costumes, comidas típicas, vestuário, lendas.

Língua portuguesa e literatura

Linguagem, a contribuição para a língua portuguesa, poesias que retratam a imigração, nomes na literatura, sotaques, variações lingüísticas, gírias.

Matemática

Estatística, porcentagem, a população, os quilômetros que faziam, gráficos, auxílio nas maquetes (áreas), moedas (casa de câmbio)

Línguas: inglês e espanhol.

Costumes incorporados, o modismo.

Educação Física

Assistir a abertura dos jogos e aos jogos com alunos simpatizantes e/ou praticantes de cada modalidade.

Levantamento das modalidades mais praticadas pelos municípios do Estado.

Ensino Fundamental – 1ª a 4ª série.

Trava-língua, o que é o que é, cantiga de roda, lendas, contação de história, amostra de desenhos, brincadeiras infantis e brinquedos.

Multiplicadores em defesa da natureza.

Valores: socialização, cooperação, consciência crítica.

Necessidade e possibilidades de atuar no meio ambiente
Aquecimento global

Sugestão: que cada professor regente seja responsável por sua turma na construção do mini-projeto, sendo que nos mesmos devem aparecer todas as disciplinas.


Cronograma
Setembro: 26 a 30.
Outubro: 01 a 06


Avaliação


Referências Bibliográficas